Prefeitura libera bikes no ônibus

Foto: Reprodução/Suzana Nogueira

Não é novidade para ninguém que o transporte de bicicleta tem se tornado uma alternativa interessante nas grandes cidades, que tem se estruturado para incentivar o uso cada vez mais frequente. Seguindo o que já acontece em grandes metrópoles mundiais, São Paulo ganhou uma série de ciclovias nos últimos tempos.

O problema, entretanto, é que muitas vezes o enorme deslocamento dos bairros para o centro e a estrutura ainda incompleta para o uso de bikes nessa extensa jornada, inviabiliza as “magrelas” como meio de transporte.

Para tentar ajudar nessa questão, saiu no Diário Oficial da Cidade a portaria nº 032/16-SMT.GAB, autorizando o transporte de bicicletas nos ônibus do sistema de transporte coletivo municipal.

O embarque, entretanto, é permitido apenas em ônibus superarticulados de 23 metros de extensão (aquele modelo longo, com uma “sanfona” no meio), pelas portas traseira ou central. A frota em operação conta, atualmente, com 830 veículos deste modelo operando em todas as regiões.

Nos dias úteis, será possível levar a bike nos ônibus das 10h01 às 15h59 e entre 19h01 às 5h59. Aos sábados, a partir das 14h. Já aos domingos e em feriados o embarque será liberado em qualquer horário. O pagamento da tarifa será feito somente após o passageiro fixar e travar a bicicleta, e não será permitido transportar mais de uma bike por ônibus.

A nova portaria passa a valer a partir do dia 7 de novembro.

Deixe um comentário. (Os comentários não representam a opinião da Revista Olhar São Paulo. A responsabilidade é do autor da mensagem)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: